Ponteiros
A instrução acima indica que pa é um ponteiro do tipo int. Agora veremos como atribuir valor ao ponteiro declarado.
Para isto é necessário saber que existem dois operadores unitários que são utilizados com os ponteiros. O primeiro é o operador (*) através dele é possível retornar o valor da variável que está localizada no ponteiro. E o segundo é o operador (&) que retorna o endereço de memória que está localizado o valor da variável contida no ponteiro. Portanto para atribuirmos um valor para o ponteiro é necessário referência o valor da variável que se encontra no ponteiro utilizando o operador (*), como será demonstrado a seguir.
Desta forma estamos atribuindo o valor 24 para a variável que está contida no ponteiro. Para entender melhor quando e como utilizar os operadores (*) e (&), veja o programa mostrado abaixo.
Saída do programa:
Quando os ponteiros são declarados, eles são inicializados com um endereço não valido, portanto antes de usa-los é necessário atribuir um endereço e isso é feito através do operador (&) como demonstra a instrução pa=&a e pb=&b que atribui aos ponteiros pa e pb o endereço das varieis a e b. Uma outra novidade do programa anterior é quando queremos imprimir o endereço do próprio ponteiro isto é feito referenciando pa normalmente. Porém para imprimir o endereço contido no ponteiro é usado &pa e por último para imprimir o valor do endereço contido no ponteiro usamos *pa.
Através do programa abaixo é possível verificar que se pode fazer comparações entre ponteiros.
Saída do programa:
A comparação entre ponteiros em uma expressão relacional (>=, e px2)”, Caso a instrução seja verdadeira será feita a diferença entre os dois ponteiros “px1-px2”. E caso seja falso será feito ao contrário “px2-px1”. É importante dizer que os dados de