Plano De Manutenção De Uma Retifica Plana
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA
Edson Kurokawa (*)
Engenheiro Civil pela UFG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC.
Trabalha na empresa Saneamento de Goiás S/A, onde atuou como gerente das regionais de Ceres, Porangatu e gerente do distrito de Trindade. Atualmente exerce atividades na supervisão de pitometria e macromedição.
Antonio Cezar Bornia
Universidade Federal de Santa Catarina
(*) Endereço: rua 236, nº. 375 apto.703 Edifício Júlio Verne.
Setor Universitário Goiânia – GOIÁS- BRASIL CEP 74610-090
Telefone: 55 (062) 202-35-47 e 55 (62) 202-40-60 r. 206 e-mail: edsonkurokawa@uol.com.br e kurokawa@saneago.com.br
RESUMO
As unidades de produção de água tratada geram uma grande quantidade de dados e informações. Estes dados podem ser armazenados através de tabelas e boletins operacionais. A análise gerencial destes dados através da interpretação dos formulários é extremamente trabalhosa, devido a enorme quantidade de informações presentes nos relatórios. Estas informações são referentes aos volumes produzidos no processo de tratamento e produção mostrados através de números. A utilização do histograma pode ser uma ferramenta de auxílio nesta avaliação. Através desta ferramenta estatística é possível estudar esta enorme massa de dados graficamente e de forma simplificada. O artigo vai mostrar uma aplicação desta ferramenta gerencial para análise de dados de históricos de produção da ETA João Leite (Goiânia). Esta ferramenta também pode ser utilizada para auxiliar no planejamento e controle de previsões futuras de produção.
Palavras Chave: histograma, volume produzido, análise, ferramenta, qualidade.
INTRODUÇÃO
O histograma é uma das ferramentas estatísticas da qualidade. Ele é utilizado para representar graficamente uma grande quantidade de dados numéricos. Através da análise do histograma é possível interpretar estas informações de forma mais fácil e simples,