Logistica
Retificadora
Conceito:
A retificação é um método de usinagem por abrasão com remoção de cavaco. É utilizada para dar acabamento fino e exatidão às dimensões das peças. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfície. Sua ferramenta é o rebolo, um corpo normalmente cilíndrico, formado por inúmeros e pequenos grãos abrasivos, que vão entrar em contato com a peça a ser usinada.
Objetivos:
* Corrigir irregularidades geométricas, decorrentes de outras operações de usinagem; * Obter um melhor acabamento superficial; * Gerar peças com maior exatidão de medidas; * Retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico; * Remover camadas finas de material endurecido por têmpera ou cementação.
Características gerais das retificadoras: * A retificadora compõe basicamente de quatro partes: base, mesa de trabalho ou porta- peça, cabeçote porta- rebolo e sistema de movimento; * Normalmente exige um operador bem treinado e experiente;
* A atenção maior deve ser dada ao rebolo e ao seu estado com relação a rachaduras: por serem frágeis, os rebolos devem ser protegidos de pancadas e choques e armazenados em local seco;
Especificações mais comuns da Retificadora:
* Dimensão da mesa; * Curso máximo longitudinal; * Curso máximo transversal; * Velocidade do cabeçote porta-rebolo; * Dimensão do rebolo; * Potência do motor; * Dimensão e peso da máquina.
Descrição dos processos de retificação:
Sistema de movimento: * Sistema manual: os movimentos da mesa e do cabeçote porta rebolo são comandos por parafusos e porcas e/ou engrenagens e cremalheira. * Sistema semi- automático: os movimentos são comandados por sistema hidráulico e mecânicos combinados. * Sistema automático: os movimentos são comandados por sistema hidráulico e elétrico.
Retificadora