trabalho sobre furadeiras e retificas
São maquinas operatrizes derivada dos antigos tornos mecânicos, que são furadeiras e retificas composta em geral de um cabeçote ou fuso, que põe em rotação uma ferramenta chamada broca, tem se então furadeira, a broca é uma haste metálica confeccionada em metal duro, composta de canais helicoidais que facilitam a saída de material erudito ou usinada do gume de corte para fora do furo.
Para tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos temos as Retificadoras ou retificas, o processo realizados com estas maquinas é executada por ferramentas chamadas de esmera trizes, que são pedras fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilíndricos, ovalizados, esféricos e etc.
2. FURADEIRAS.
São máquinas ferramentais destinadas à execução de furar, escarear, alargar, rebaixar e roscar com machos.
2.1. TIPOS DE FURADEIRAS.
2.1.1. FURADEIRA DE BASE MAGNÉTICA.
Furadeira muito util. na manutenção porque pode ser usada em muitas situações em que não seria possível deslocar uma furadeira convencional ao local da obra. O seu motor pode ser alimentado por eletricidade ou por ar comprimido, a sua base magnética é ligada no momento em que será efetuada a operação e desligada após o término. Abaixo temos um exemplo do valor de mercado. Furadeira de base magnética merax Fe-45. 2.1.1.1EQUIPAMENTO STANDART:
01 Furadeira com motor de 1200 w e 220 Volts, rotação variável de 0 a 350 rot./min.
01 cinto de segurança para base magnética
01 fusível reserva
01 garrafa para lubrificação
01 carvão reserva
01 redutor cone Morse 1-2#
01 pino para sacar broca cone
01 mandril para broca anular
2.1.1.2CAPACIDADE DE FURAÇÃO:
Brocas anulares = de Ø 13 mm à Ø 46 mm
Brocas cone Morse CM2 = de Ø 6,5 mm até Ø 23 mm
Brocas helicoidais (comum) = de Ø 3 mm até Ø 16 mm
Percurso máximo = 180 mm
2.1.1.3CONJUNTO PESANDO: