Arquivo
Usinagem é uma categoria que abrangem inúmeras serie de processos, materiais e condições. A usinagem mais moderna pode classificada em: química, convencional, de descargas elétricas e parafuso.
Tipos de usinagem:
Usinagem Química: refere-se à obtenção de peças pequenas e delicadas (formas e dimensões bem definidas) através de reações químicas do material da peça com uma solução ácida ou básica. São exemplos de usinagem química a Foto-usinagem (PCM) e gravura de metal e acabamento. A foto-usinagem geralmente é utilizada para metais e ligas metálica e trabalha com espessuras em torno de 0,100 polegadas. Os outros dois métodos são comumente usados na confecção de dispositivos e componentes aeroespaciais, além de juntas.
Usinagem Convencional: são processos que são realizados com a intervenção do homem, onde o operador acompanha um moinho, uma broca imprensa ou um torno. O fresamento e a Furação são exemplos de processo de máquinas básicas que podem ser realizado com usinagem convencional. Geralmente usam-se materiais do tipo de madeira e metal, as especificações das peças ficam de acordo com as máquinas e serviços da empresa.
Usinagem eletroerosão (EDM): este tipo de processo baseia-se na remoção do metal pelo uso da energia contida na descarga elétrica. A usinagem pode eletroerosão ocorre em dois processos: o fio e a penetração. No método por fio, um fio cobre é colocado em volta da peça e introduz o os dois num fluido dielétrico conectando a uma fonte de energia que conduz a