O primeiro renascimento
Giulio Carlo Argan
Por Flávia Thayná Borges
Este livro é um conjunto de artigos de Giulio Carlo Argan onde ele relata de maneira extremamente inovadora e minuciosa um olhar sobre a arte renascentista que pode ser considerada como parte dos fundamentos da arquitetura.
Logo no começo, o autor lança a base das discussões posteriores: o que seria fazer uma leitura crítica de algo. E a partir daí explica o quão equivocadas e superficiais são a maioria das críticas, e mostra quais seriam os pré requisitos de observação que seriam expressos no livro.
A partir disso, o autor parte para as análises aprofundadas para posteriores comparações.
A primeira obra de análise foi o Sacrifício de Isaac feitas por Brunelleschi e Ghiberti.
Ambos relatam o conto bíblico da tentativa de Abraão sacrificar o filho Isaac a pedido de Deus,mas as marcas de cada autor fica explícita nas fomelle. Ghiberti apresenta de forma mais bela, examina mais o valor “tempo”, possui maior descrição literária, mais modernista, mais progressista e representa o gótico cortês.
Já Brunelleschi, plasticamente falando, é mais forte, mais realista, mais teórico quanto ao espaço, funde tempo e espaços diferentes e representa o gótico tardio.
E o mesmo se repetiu nas demais comparações, no qual ele levou em consideração as características plásticas, histórico em que foram feitas, aspectos de cada autor dentre outros. Ou seja, nessa coletânea de artigos, observa-se certa rivalidade entre ícones renascentistas mostrando como a mesma proposta pode obter diferentes resultados, variando apenas seu contexto de execução.