A cidade do primeiro renascimento
Estando as cidades em permanente discussão, principalmente aquelas de maior porte, com problemas complexos a ser resolvido em todas as esferas, o texto da professora Callabi trás aos especialistas importantes subsídios para se discutir as melhores formas de planejamento urbano.
O protagonismo da época serve de vértice para explicar os motivos pelos quais ainda hoje servem de base para estudos em pleno século XXI. As cidades possuem características claras que possibilitam ponderar as transformações amplas e acentuadas que se fazem presentes permanentemente no âmbito da sociedade que nelas habita. É em todas as suas esferas que a sociedade organiza, modifica e programa as suas atividades, que ganham contornos sob os aspectos produtivos, culturais, espaciais e sociais.
As suas abordagens focam pontos importantes de um processo marcado por mudanças que as cidades acumulam. No primeiro Renascimento, no século XV, sob a égide dos príncipes, promoveram com o uso do seu poder na edificação planejadas dos espaços.
A professora Calabi utiliza ferramentas de pesquisa e análise que evidenciam a união entre os aspectos físicos e ideológicos das intervenções urbanas