Atividade avaliativa
Educação a distância
TRABALHO DA DISCIPLINA PRÁTICA DA PESQUISA
EDUCACIONAL
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
2012
O texto propõe sobre a importância da inclusão, ou seja, entender e reconhecer o outro e conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Para entender melhor, o texto foi dividido em quatro partes.
A primeira parte trata da pesquisa etnográfica e sua aplicabilidade em pesquisas educacionais, a sua maior preocupação é a prática descritiva, densa e interpretativa das ações e relações dos atores sociais pertencentes ao grupo investigado. Outra característica da pesquisa etnográfica é o contato direto.
A segunda parte trata da escolha de um professor no ensino itinerante e as estratégias para sua formação como: seminários, reuniões, oficinas e cursos, que afirmam que não sejam suficientes para lhes permitir lidar com as especificidades desse alunado. O debate sobre a formação tem gerou polêmica. Por tais razões, para levar adiante a proposta de inclusão educacional, a capacitação em serviço de professores itinerantes parece ser uma importante ferramenta.
A terceira parte trata do trabalho das professoras itinerantes que é bastante diversificado, exigindo ações e atitudes diferenciadas em cada escola e, mesmo, em cada turma. Outra questão é a resistência por parte dos professores regulares à inclusão de alunos com necessidades especiais nas classes regulares. Mesmo assim, o suporte oferecido pelo ensino itinerante tem trazido “segurança” aos professores regulares.
A quarta parte trata do ensino itinerante como uma modalidade recente de ensino e ainda estão em caráter exploratório, que apesar das dificuldades, o trabalho das professoras itinerantes contempla as necessidades sentidas por