Aptidões Físicas
No âmbito da disciplina de Educação Física foi-nos proposta a realização de uma tarefa escrita em grupo baseada nas aptidões físicas.
As aptidões físicas são medidas treináveis que constituem pressupostos de rendimento necessários para a aprendizagem e desenvolvimento de toda a atividade física. Estas medidas dependem de fatores hereditários e da forma como estes se desenvolvem através do treino. Em relação aos fatores genéticos, um bom basquetebolista, por exemplo, (mais alto) tem maior facilidade em ser um bom jogador comparado com um mais baixo que terá de desenvolver muito mais outras características para fazer frente ao seu adversário. Em relação à velocidade, por exemplo, um atleta mais robusto tem muito mais trabalho pela frente e não conseguirá resultados tão rápidos como um atleta com as características necessárias, menos robusto. As mais importantes capacidades motoras a considerar para uma boa condição física são as seguintes:
. Resistência;
. Força;
. Velocidade;
. Flexibilidade;
Como é do conhecimento de todos, estas capacidades são distintas entre si, assim existe um trabalho diferente para cada uma delas e a facilidade ou dificuldade de atingir o seu objetivo será diferente. As capacidades motoras/ aptidões físicas podem dividir-se, fundamentalmente, em três tipos:
- Capacidades Coordenativas
-Capacidades Condicionais
-Capacidades coordenativo-condicionais
Capacidades Coordenativas: relacionam-se com processos de controlo de movimentos, como por exemplo a Reação Motora do Equilíbrio;
Capacidades Condicionais: Relacionam-se com processos de energia Resistência e Força;
Capacidades Coordenativo – Condicionais: São o caso da Flexibilidade e da Velocidade.
Flexibilidade
É a qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações. É a amplitude de movimento. Depende da mobilidade articular,