conhecimento cientifico e filosofia
CURSO DE FÁRMACIA
FERNANDA FERNANDES BELOLI
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A FILOSOFIA
CRICIUMA
2014
FERNANDA FERNANDES BELOLI
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A FILOSOFIA
Relatório apresentado à disciplina de Metodologia cientifica da pesquisa do curso de Farmácia- UNESC
Professora: Lucy Cristina Ostetto
CRICIUMA
2014
1. INTRODUÇÃO
Neste texto abordaremos o conhecimento cientifico junto com a filosofia, seu significado na sociedade, a importância que ambas tem em andarem juntas, suas contribuições para ciência moderna, algumas evoluções, como a descoberta da bomba nuclear.
Vermos nomes de cientistas que contribuíram para a evolução da ciência humana, como, Sócrates, Platão, Aristóteles entre outros.
2. CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A FILOSOFIA
Podemos dizer que o homem detém de vários tipos de conhecimentos científicos, desde os mais simples, ate aqueles que passam de certa forma despercebida pelas pessoas. Conhecimento cientifico se contradiz o senso comum, este que vem como herança, de geração em geração, digamos então que é uma tradição, estendida por milhares indivíduos. Este conhecimento não passa por testes, comprovações, muitas vezes o utilizamos apenas por confiar na eficácia ou por indicações de pessoas mais velhas pela sua experiência, ou seja, por confiança, um exemplo de senso comum, quando tomamos um chá, não se sabe o que este fará dentro do nosso organismo, apenas confiou na eficácia. Já o cientifico necessita de provas, experimentos, que comprovam sua teoria. Teoria vem do grego theorein que significa “ver”, mas não de qualquer forma, e sim ver com os “olhos do espírito”, mentalmente. Essa ciência surgiu da necessidade do ser humano, em saber como que as coisas funcionavam, ao invés, de apenas aceitar as coisas passivamente, fugindo então das explicações míticas e religiosas, tendo uma visão mais profunda, em