O potencial do ensino teorico atual
Yolanda guerra(2005)
Katalsis v. 8 n°. 2 Jul./Dez. 2005 Florianópolis SC 147-154
1 “[...] há uma nova lógica, inerente às diretrizes, que não permite a dicotomia entre o ensino teórico e o ensino prático em Serviço Social, pelo contrário, pauta-se em uma relação de auto-implicação entre ambos. Com isso, todas as disciplinas,tanto as de fundamentos quanto as que transmitem saberes interventivos, têm a responsabilidade de colocar o exercício profissional no centro de suas discussões, priorizando os conhecimentos necessários, a fim de desenvolver competências, habilidades e valores para a formação do perfil e qualificar os profissionais para responder às demandas. Esta concepção de ensino é fruto de um processo de amadurecimento da categoria que considera a estreita relação entre trabalho e formação profissional, cujo projeto, nesta perspectiva, converte-se em valioso instrumento da estratégia concebida para enfrentar a contra reforma do Ensino Superior no Brasil, em curso desde o primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso”
A reconfiguração das diretrizes curriculares compõe uma da estratégias da categoria profissional contra as ameaças da iminente precarização da educação decorrente da contra reforma do ensino superior Brasileiro. O novo currículo proposto para a graduação em Serviço Social compreende que teoria e prática estão imbricadas entre si. A lógica defendida é de que é preciso formação teórica solida que substancie praticas e intervenções profissionais consistentes.
2“Antes de entrar no tema quero reforçar que não dá para pensar em qualquer ensino abstraído do contexto do projeto educacional do governo Fernando Henrique Cardoso. Sabe-se que esse governo confiou seu projeto educacional a uma burocracia afinada com a agenda neoliberal, imposta pelo FMI e pelo Banco Mundial.”
3 “Parto do pressuposto de que a concepção que o toma o ensino em Serviço Social como