desafio profissional - Feira de Matemática
TUTORA A DISTÂNCIA: LEANDRA MARIA LUNA
NAVARROS
SÃO SEBASTIÃO BRASÍLIA/DF - 2015
◦ O presente trabalho apresenta uma experiência vivenciada por nós estudantes bolsistas do projeto Feira de matemática da escola Estadual Maria Aparecida onde trabalhamos novas formas de despertar os alunos para uma nova forma de aprender matemática e principalmente a desmistificação da idéia pré-concebida de que matemática é difícil, na tentativa de mostrar uma matemática significativa e presente nas demais áreas do conhecimento. Com esse projeto buscamos contemplar a participação dos alunos juntamente com os professores, vislumbrando destacar a importância da matemática na vida de cada um e com isso recuperar o interesse e despertar motivação não só para estudar matemática, mas também para ensinar matemática.
Partindo da concepção de que o conteúdo Números Inteiros é importante para a formação matemática do aluno, resolvemos nos valer de uma proposta diferenciada para o ensino do conteúdo matemático em questão.
Eu Ana Beatriz Vieira Custódio faço parte do grupo de bolsistas do projeto da Matemática e estou colaborando com a construção do projeto Feira de Matemática da escola Estadual Maria Aparecida em Tosta
Minas Gerais. Escolhemos um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Essa turma contabilizava
22 alunos – 12 meninos e 10 meninas, na faixa etária entre 15 e 18 anos e o conteúdo escolhido foi “Números
Inteiros”. Esse projeto tem a finalidade de promover a iniciação à docência, contribuindo para a formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica.
Escolhemos a escola Estadual Maria Aparecida para realizar as atividades propostas pelo programa, devido ao fato de ser uma escola localizada em bairro de periferia, onde a maioria dos alunos apresenta dificuldade de aprendizagem com resultados baixos nas avaliações escolares. O nosso objetivo é buscar estratégias pedagógicas e recursos didáticos para