O positivism
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO: AUGUSTO COMTE
Rosemary Dias Ribeiro Rodrigues1
RESUMO
Desenvolveu o Positivismo corrente sociológico, é um dos fundadores da sociologia. Comte, como pai da sociologia positivista adquiriu conhecimento dedicando ao estudo científico das sociedades, deu suporte ao homem a trilhar o caminho para o encontro da organização social e política. Caracterizou as sociedades, como constantes evoluções sociais. Desta idéia deriva a frase em nossa bandeira brasileira “Ordem e Progresso”. Palavras-Chave: Positivismo. Sociologia. Estudo científico.
INTRODUÇÃO
O Positivismo inicia-se com análise na segunda metade do séc.XIX. Essa palavra no pensamento, Comte, seria a perspectiva filosófica baseada em conhecimentos do mundo físico e humano. Procurando também a explicação na filosofia ao método científico, que seria pesquisas realizadas. Augusto Comte, que viria a ser o pensador mais importante na história da filosofia positivista, contribuiu para o avanço na compreensão das ciências e, especial das ciências políticas, onde também é considerado o pai da sociologia.
A idéia do positivismo brotou aqui e ali. Chispas isoladas de luz, perdidas na densa neblina da noite medieval, alçam-se e se unem até formar um foco que é um completo sistema de idéias. O espírito positivo de Comte é um produto genuíno do ambiente científico que despertou sua inteligência. 2 Acadêmica do 2º Período do Curso de Direito da Faculdade Atenas – Paracatu-MG. Disciplina Sociologia Jurídica. Professor: Mestre Marcos Spagnuolo Souza. 2 WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre.. Acesso em: 23 de set. de 2007.
1
2
Em decorrente de uma lei de sucessão alternativa de fases orgânicas e fases críticas. Comte se interessou tanto, que ate chegou a dar idéia na reorganização social naquela época, em uma nova estrutura administrativa das grandes indústrias que então logo ele sugeria que deveriam ser administradas por homens de grande saber intelectual, para alçar um bom