Windows phone
O Windows phone é um sistema operacional móvel, este é desenvolvido pela Microsoft e é também o sucessor da plataforma Windows Mobile.
Foi lançado na Europa, Austrália e Singapura no dia 21 de outubro de 2010,
Windows Phone foi desenvolvido rapidamente. Uma das consequências de acordo com o gerente Larry Lieberman foi a não possibilidade de executar os programas do antigo Windows Mobile no novo sistema.
PÚBLICO ALVO
É focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial, porém é brilhante para a turma dos executivos devido à sua capacidade de suportar e-mails seguros, trabalhar com infraestruturas de corporações de computador e executar aplicativos corporativos proprietários criados inteiramente dentro do ecossistema do aparelho da Microsoft.
POPULARIDADE
Segundo o gerente geral do Windows Phone no Brasil, Celso Winik, a Microsoft busca alcançar a terceira colocação a curto prazo. Dados do instituto de pesquisas tecnológicas Gartner indicam que o Windows Phone é o quarto sistema mais popular.
Atualmente, cerca de 120 mil aplicativos estão disponíveis na loja do Windows Phone, número bastante inferior aos mais de 700 mil disponíveis nas lojas dos rivais Android e iOS.
FUNCIONALIDADES
O WP apresenta uma nova interface do utilizador, baseada no sistema de design de todo o sistema operativo, denominada "Metro". composto por "mosaicos dinâmicos" em que são atalhos para aplicações, funções, recursos e itens individuais (como contactos, páginas de Internet, aplicações ou itens de multimédia), que os utilizadores podem adicionar, rearranjar ou remover.[31] Eles são dinâmicos e atualizam-se em tempo real – por exemplo, o mosaico de uma conta de email mostra o número de mensagens por ler ou um mosaico mostra uma atualização em tempo real do estado do tempo.[32]
Muitos recursos do Windows Phone são organizados em "centros" ("hubs", em inglês), que combinam conteúdos online e locais através da integração do sistema com as populares