O porte de armas
Por que dizer sim á proibição do comercio de armas de fogo e munição no Brasil:
1. Cerca de 40 mil (á verificar) pessoas são mortas por ano no Brasil por armas de fogo, e por motivos banais
2. Os únicos beneficiários com o comercio de armas são um pequeno grupo de empresas fabricantes no Brasil e no exterior, a maioria delas transnacionais.
3. A arma de fogo reforça o sentimento de que os conflitos podem ser resolvidos pela força e não através do dialogo entre as pessoas.
4. A luta pelo desarmamento é fundamental para a construção de uma cultura de valorização da vida e respeito a dignidade humana. Ela é fundamental para a luta contra a cultura da violência e contra a naturalização da intolerância.
5. A segurança das pessoas é resultado da combinação de vários fatores econômicos, sociais e psicossociais, e sobretudo da melhoria das condições de vida de toda população. Ter arma pessoal, para se defender não representa nenhuma segurança pessoal. Ao contrario aumenta o risco de violência.
6. O porte de arma não protege ninguém é uma falsa situação de poder que ilude as classes abastadas. Ela só cria um contexto de perigo iminente. Tanto é que os especialistas da policia e do combate a violência recomendam que ninguém deve reagir às agressões dos marginais.
7. Tem havido muitas mortes acidentais com crianças e pessoas despreparada, que ao ter ao seu alcance armas, vão brincar ou expor e causam tragédias nas famílias.
8. Os cidadãos de bem, que compram armas, mesmo legalizadas, acabem depois por diferentes circunstancias (venda, roubo, etc) sendo repassadas aos marginais.
9. Só desejar ter sua própria arma, quem ter por convicção uma atitude de agressão, de violência, e se acha no direito de matar ouras pessoas, se agredidas ou assaltadas.
10. Defender o uso de armas de fogo é na verdade admitir a instalação de pena de morte, em que o cidadão comum se