O Poder
Segundo Max Weber, poder é você impor a sua vontade em cima dos outros mesmo que eles discordem, eles não podem fazer nada, afinal você tem poder.
A dominação segundo Max Weber é um caso especial de poder, em que a vontade de alguém ou de um grupo é imposta sobre alguém fazendo com que esse alguém aceite isso como uma ordem ou seja que obedeçam automaticamente sem questionar.
Poder como Probabilidade
Para Weber é poder com fundamento, e fundamento para Weber é tudo que uma pessoa precisa para ter poder, os seus recursos. Podendo ser riqueza, prestígio social, conhecimento, respeito dos outros.
Para cada tipo de poder há um tipo de recurso diferente, por exemplo: O Poder Econômico, precisa de recursos econômicos como capital, dinheiro. Weber define probabilidade com sendo um meio que nunca é poder por si só, ele é uma “base provável”, e que controla se quem tem recursos sobre alguma coisa tem poder sobre as outras pessoas. Fazendo isso não se pode confundir com a falácia dos recursos, que é muitas vezes a de que quem tem muitos recursos tem muito poder, o que não é verdade, ou seja um raciocínio falso que parece verdadeiro.
Poder como relação social e imposição de vontade:
Segundo Weber o poder não é uma coisa que se possui e sim uma relação social, e somente quando utilizamos ele na nossa relação social e que recursos passam a se tornar fundamentos.
Poder como resistência e conflito:
O poder pode ser necessariamente uma relação de conflito e de resistência. O poder só é conflito quando este sofre uma relação de imposição de vontade. Mas nem sempre uma relação de conflito termina mal, ela pode ser aceitada naturalmente por quem está sendo dominado através do poder.
O poder político:
Poder também pode significar controle, não necessariamente domínio absoluto por vontade de quem está dominando, e sim pela persuasão e negociação.
Conclusão:
Poder pode tanto ser exercido para o bem ou para mal, pode ser imposto