historia da educação
A educação das crianças durante os primeiros sete anos estava inteiramente nas mãos da família e após começava a vida escolar que, para as crianças das famílias gregas: livres, salvo aquelas economicamente incapazes, continuava por mais oito ou nove anos.
Em dois aspectos a educação ateniense diferiu muito largamente da pratica moderna, o menino ateniense freqüentava dois tipos diferentes de escolas, a escola de musica e a escola de ginástica ou palestra, e o caráter de trabalho, nessas duas escolas, era radicalmente diferente do trabalho escolar das escolas modernas.
O pedagogo na educação dos gregos eram escravos ou servos, a quem era confiada a responsabilidade do zelo moral e do cuidado geral sobre a criança. Muitas vezes escolhia-se para esse cargo alguém que, em virtude da idade, de aleijão, ou de outros defeitos, fosse incapaz para os serviços domésticos.
Quanto a Educação medieval, o poder político estava centralizado no clero, nos quais os mosteiros eram as principais instituições de ensino, centros de pesquisa, casas editoriais e também responsáveis pela formação intelectual daquela época. Quais foram os trabalhos de destaque deixados no campo educativos pelos monges medievais e o que herdamos da educação medieval, presente ainda hoje em nossos dias? (valor 0,0 a 2,0)
Um dos trabalhos mais significativos dos monges no campo educacional foi a cópia dos manuscritos, sem esse trabalho a maior parte das obras do passado não teriam chegado até nós. Deve-se aos monges também, a condenação do saber da época nas Sete Artes Liberais, que incluíam o trivium(gramática, dialética, retórica) e o quadrivium (aritmética, geometria, musica e astronomia), que unidos constituíam o septivium.
Herdamos muito da educação