O poder
PODER
PAUDALHO, 29 DE SETEMBRO DE 2010
Esse conteúdo, tem por finalidade levar aos companheiros de turma e de todo CFOA, informações destinadas ao fortalecimento do conhecimento sobre o PODER, diante das relações interpessoais, para que no futuro bem próximo tais conhecimentos possam ser usados, tanto no decorrer do curso, como no desempenho dos futuros oficias de administração da Policia Militar de Pernambuco.
DEDICATÓRIA
Dedicamos nossa pequena busca de conhecimentos ao SENHOR DEUS, fonte inesgotável de PODER. Rei dos reis, mestre dos mestres, soberano em todo universo e proprietário de nossas idéias e de nossos corações.
PODER
CONCEITO
A sociologia define poder como a habilidade de impor sua vontade sobre os outros, mesmo que estes resistam de alguma maneira.
O PODER NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS É natural que em todo relacionamento que vá de duas pessoas até grupos extraordinariamente extensos, se destaque a liderança de um sobre o restante do grupo, é a manifestação do poder que se sobrepõe sobre os demais, ocorrendo de variadas formas, manifestando-se com isso o poder. Nada mais comum em qualquer relacionamento, que as mais diversas manifestações de crenças, atitudes, opiniões e convicções diferenciadas, e para fazer com que um grupo tome um sentido, um rumo em seus objetivos é natural a presença de um líder, para conter, delimitar, orientar e definir situações, geralmente esta liderança se manifesta através das mais variadas formas do poder.
PRINCIPAIS BASES DO PODER
- Coerção;
- Recompensa;
- Legitima;
- Referencia;
- Pericia;
- Informações
- Autoritário
1- Base de Coerção – está firmada na percepção do sujeito quanto a capacidade que o agente influenciador tem de puni-lo ou de retirar dele benefícios e/ou recompensas.
Coerção é o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela