O PODER SOCIAL TRABALHO
O Poder social, como já diz o nome, está em meio à sociedade. É a capacidade de um coletivo realizar influência social, ou seja, influenciar uma ou mais pessoas, de forma comunicativa, harmônica, ou até repressiva.
Reflexões sobre cultura e poder social: uma abordagem transversal para o conceito de local
Introdução
Na tentativa de colaborar para a compreensão do que seja o “local”, o presente trabalho busca reunir aspectos conceituais acerca do debate contemporâneo sobre pontos de articulação entre cultura e poder social.
Vale lembrar que a pluralidade de significados existentes em torno destes conceitos faz inviável a tentativa de universalizar qualquer construção que se pretenda fixa para definir o “local”, dada a dinâmica das relações sociais e especificidades de cada território.
Cultura e território
A partir do final do século XX, as grandes migrações e o avanço das novas tecnologias transformaram os campos da cultura, da economia e do social, gerando dois movimentos contrapostos.
O primeiro deles é o movimento de globalização (CANCLINI, 1997), no qual surge uma rede planetária de processos industriais, tecnológicos e culturais, entre outras características, que interpela sujeitos diferentes, em dimensões espaciais diversas, através de informações, bens simbólicos, novas tecnologias etc. Surge o conceito de desterritorialização (Ibid.), em que os limites entre locais, bem como o tempo de acesso a eles se tornam mais relativos, comprimido a segundos, no caso da internet.
Paralelo ao movimento globalizador, surge o movimento de localização da cultura e da economia (HALL, 1999; YÚDICE, 2004). Neste caso, ocorre uma retomada das tradições locais, num processo de busca por traços culturais capazes de marcar a diferença entre os povos e o sentimento de pertença destes aos seus territórios de origem, bem como impulsionar uma produção simbólica que os possibilite acumular capitais cultural, social e econômico frente ao primeiro