O Processo de Trabalho do Assistente Social no Poder Judiciário
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo se divide em três partes: Pré-textual; Textual e Pós-textual
1 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: 1. Título: Descreve de forma lógica e breve a essência do artigo. Poderá trazer um subtítulo caso seja necessário.
2. Autor e créditos: Indicação do nome do autor (autores) e da Instituição a que pertencem. Também se tem indicado o correio eletrônico, principalmente no caso de Papers.
3. Resumo (Abstract): Deve ser apresentado de forma concisa e deve conter uma descrição sumária e discursiva da totalidade do artigo, ou seja, apresentar de forma concisa o conteúdo do texto. Os resumos podem ser apresentados para divulgação da publicação do artigo.
O resumo deve apresentar o que discursa o artigo, a metodologia adotada, principais resultados e a importância destes. O Abstract é o resumo traduzido para uma língua estrangeira. (Algumas revistas dispensam, em outras é obrigatório).
Palavras-Chave: São palavras em número de 02 a 04 no máximo, que apresentam o conteúdo do texto. 2 – ELEMENTOS TEXTUAIS:
Introdução: Deve apresentar ao leitor a natureza do problema, o objetivo do artigo e sua relevância.
1. Desenvolvimento (Corpo do Artigo): O desenvolvimento ou corpo do trabalho (artigo) é a parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Pode haver divisões ou subdivisões, porém não devem ser em número excessivo.
2. Considerações Finais (Conclusões): De acordo com as normas científicas de cada periódico, pode ser estabelecido usar a nomenclatura conclusão e/ou considerações finais. Esta parte do artigo científico deve procurar fechar as discussões concluindo os assuntos, deve ser breve e pode apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.
3 – ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Notas explicativas: a numeração das notas é feito em algarismos arábicos, devendo ser única e