O poder ideológico da mídia na política.
Este artigo faz parte da disciplina de Pensamento Político Brasileiro ministrado pelo professor Weber Moreno do curso de ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Este trabalho tem como proposito mostrar ao leitor o papel da ideologia que é transmitida através da mídia voltada para o campo político.
Política é a ciência ou arte da organização, gerenciadora e administrativa dos Estados e Nações, é também uma arte de negociação para compatibilizar interesses, em outras palavras, é a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.
A política tem um papel fundamental na vida do individuo, sem ela o ser humano viveria em um estado se selvageria, desorganizado e propenso a destruísse por si próprio. Varias formas de política existem, muitas ultrapassadas e outras contemporâneas, varias definições políticas são dadas para se conduzir de forma justa um determinado Estado, Políticas Públicas, políticas monetária, políticas sociais e etc...
Política, ideologia e poder são conceitos que andam de mão dadas, um ligado à outro para a formulação do entendimento de um determinado Estado. A ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. O conceito de ideologia foi muito trabalhado por Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
O poder por sua vez, envolve disputas, geralmente a disputa por poder é mais claras nos conflitos envolvendo grupos políticos que querem tomar o controle sobre o Estado. Quando uma pessoa é denominada superior de outras, ela passa a ser o objeto de poder; O poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade. Há autoridade religiosa, familiar, econômico etc. Mas, nenhuma delas