Ciência Pol tica
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Ciência Política
ALUNO: JEAN CARLOS DE ANDRADE TINTILIANO
MATRÍCULA: 201420059053
1 – Com base na discussão sobre o conceito de política visto nesta unidade, descreva os principais espaços institucionais e não institucionais para seu exercício no Brasil de hoje.
Espaços Institucionais: Senado Federal, Câmara do Deputados, Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores.
Não institucionais: Associações e Câmaras de Indústria, Comércio, Serviço e Agropecuária
Federações de categorias. Entidades de Classe como OAB, CREA, CREMERS entre outras
2 – Com base na discussão de Giddens (2005) sobre os “paradoxos da democracia”, faça uma análise da democracia brasileira.
Atualmente, milhares de brasileiros exercem a sua cidadania através do voto. Entre a descrença e o ceticismo de alguns, questiona-se frequentemente a existência do voto obrigatório para grande parte da população. Ao mesmo tempo, observamos que a crença nas ideologias e partidos políticos perdem espaço para o fácil elogio a figuras políticas que se valem mais do carisma do que de uma convicção para angariar o nosso eleitorado.
O exercício dos direitos políticos se restringia a uma limitada parcela de proprietários de terra, conhecidos como “homens bons”. No interior das câmaras municipais, eles decidiam quem ocuparia os cargos políticos mais importantes e quais leis teriam validade.
O brasileiro é influenciado, na hora da escolha do voto, pelas tendências apontadas por pesquisas. O brasileiro não possui um voto de caráter ideológico; ou seja, se votam nas pessoas e não nas ideias, nos princípios, no partido em si. Isso culpa da profissionalização da política, como tanto preconizava o alemão Max Weber ainda no século 19, que acaba promovendo a dita geleia geral política – dando a impressão que todos são iguais, e pior, todos são realmente iguais.
3 – Identifique formas de manifestação dos