FICHAMENTO CIENCIA POL TICA JO O PEDRO 1 B
Centro de Ciências Sociais e Jurídicas
Curso de Direito
Disciplina: Ciência Política 1º B Noturno
Docente: Camila Stohrer
Acadêmico: João Pedro Pamplona
Fichamento de Leitura
1. Obra: Bittar, Eduardo. (Curso de filosofia política - 2. ed., rev., aum. e modificada / 2005 São Paulo).
SP: Atlas, 2005.
2. Destaques
2.1 (p.19) “Esse “Muro de Berlin” que se ergue entre os temas não jurídicos, e os temas jurídicos é um empecilho para o diálogo entre o Direito e o seu meio circundante”.
O meio jurídico e o não jurídico são dependentes um do outro para sua vitalidade e coerência, pois o meio jurídico atua exatamente no local onde não há jurisprudência.
2.2 (p.20) “Mais do que se pensa, o jurista está próximo do poder. Mais do que se imagina, o jurista está às voltas com questões do poder. Mais do que se suspeita, o jurista influencia nas decisões do poder”.
O jurista tem mais autoridade e campo dentro do Direito do que se é percebido, portanto, para saber lidar com juristas é preciso o estudo preciso sobre o campo de atuação e qual a abrangência do poder de um jurista dentro da lei.
2.3 (p.22) “O Direito age, socialmente, de modo a controlar e determinar comportamentos. É, por isso, expressão de poder, seguindo a definição anteriormente apresentada”.
O Direito nos indica o caminho ético e, de certa forma, demonstra controle sobre nossa sociedade, pelo de fato de nos orientar e demonstrar que tudo que há na constituição está correto e nos é de obrigação seguir.
2.4 (p.28) “Não se duvida que o Estado tenha regras e normas para si, o que se põe em questão é a capacidade dessas regras e normas se tornarem presentes, beneficamente, na condução das políticas públicas, sobretudo considerando-se os limites auto-impostos pelo Estado de Direito a si mesmo (o que significa agir respeitando os direitos fundamentais, punindo dentro dos limites legais etc.)”.
Esse trecho fala sobre a possibilidade