Capoeira
A capoeira é uma junção de arte marcial, esporte, aspectos culturais, e por fim, a música. A nomenclatura Capoeira significa “O QUE FOI MATA”, devido os termos Ka´a (“mata”) e Pûer (“que foi”). Com isso, os escravos praticavam em campos com pequenos arbustos, chamados de Capoeira ou Capoeirão.
ORIGEM
Com raízes africanas, inicia-se a partir do século XVI, quando Brasil era ainda colônia de Portugal. Os escravos, muitos vindo da região da Angola, dançavam ao som de músicas.
NO BRASIL
Chegando ao Brasil, os africanos sentiram a necessidade de criar uma forma de proteção, uma vez que eram alvos de violência dos senhores do engenho e capitães do mato.
Como eram proibidos de executar qualquer tipo de luta, os escravos se submeteram aos ritmos e movimentos, adaptando de alguma forma a um tipo de luta. Portanto, surgia a Capoeira, que é uma arte marcial, disfarçada de dança.
Até o ano de 1930, ficou proibida no Brasil, vista como uma modalidade violenta. A partir desse ano, mestre Bimba, um capoeirista de alto gabarito, apresentou a luta para Getúlio Vargas, Presidente da República da época, que acabou gostando e transformou em esporte nacional brasileiro.
É comemorado aqui no Brasil, no dia 03 de Agosto, o dia do Capoeirista.
CARACTERÍSTICAS
Apresentações de muitos golpes, movimentos ágeis, chutes/rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, muitas acrobacias, tanto no solo, quanto aéreas, e por fim, a todo o momento, se diferenciando de todas as outras modalidades, composta de muita música.
TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes