O PODER, DOMÍNIO E AS MANIFESTAÇÕES DO DINHEIRO NO MUNDO CAPITALISTA
Carlos Tadeu (carlos.tdl@hotmail.com)
Elton Mendes (ton.mendess@gmail.com)
Lisana de Oliveira (lisana94@hotmail.com)
RESUMO
Este trabalho objetiva analisar, com base nos pensamentos e teorias dos grandes sociólogos, a dominação e o poder exercido pelo dinheiro no sistema econômico capitalista. o qual podemos entender as manifestações do poder que o dinheiro exerce de acordo com o conceito weberiano, que nos diz que isso nada mais é que “a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas” (Weber, apud Galbraith, 1986).
Palavras-chave: dominação; poder; dinheiro.
1 INTRODUÇÃO
Ao trabalharmos em sala de aula sobre os tipos de poder e dominação, nos deparamos com uma questão. O Dinheiro exerce que tipo de dominação e/ou poder numa economia capitalista? Para tentarmos responder essa questão, devemos primeiro entender o que é poder e dominação.
Segundo a definição dada no (capitulo 1, pág. 16), chamamos “dominação” a probabilidade de encontrar obediência para ordens especificas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas. Não significa, portanto, toda espécie de possibilidade de exercer “poder” ou “influência” sobre outras pessoas. Em cada caso individual, a dominação (“autoridade”) assim definida pode basear-se nos mais diversos motivos de submissa: desde o habito inconsciente até considerações puramente racionais (externo ou interno) na obediência, faz parte de toda relação autentica de dominação. (Weber, Max (1921-1999) Economia e Sociedade. Brasília: Editora da UNB, Capitulo 3 “Os Tipos de Dominação”: 139).
Para Toffler (1990), o poder tem como fontes básicas o “músculo” (força), o “dinheiro” (riqueza) e a “inteligência” (conhecimento). Contudo, Bobbio (apud ESG, 1996) classifica o poder conforme o meio empregado para sua manifestação. Assim, existe o poder “econômico”, cujo meio é a riqueza; o poder “ideológico”, cuja moeda é o saber; e o poder