Capitalismo Industrial e Polarização Social - Martinelli
O presente trabalho, referente à matéria de Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, tem como tema resumo do livro Serviço Social - Identidade e Alienação cuja autora Maria Lúcia Martinelli. Foi baseado nosso estudo de acordo com referente teórico do assunto acima apontado e com estudos obtidos através de pesquisas realizadas no livro e apostilas. Tem como objetivo mostrar o que foi entendido após a leitura e analise dos textos.
O texto sobre Serviço Social trás como assuntos o Serviço Social em si e suas relações com a sociedade Capitalista, a relação entre as classes sociais sendo elas burguesia e proletariado. O mesmo mostra a importância a importância do estudo da história para a profissão. Ele trás reflexões marxistas de produção e reprodução sociais, fala sobre as diferenças de trabalho das classes sociais.
A autora aborda que o Serviço Social tem sua demanda enquanto profissão e mostra que toda sua história esta ligada a luta de classes, opressores e oprimidos. Matinelli nos situa na história, mostra como tudo começou, entretanto a história o texto em si continua sendo atual pelo fato de que os burgueses (donos dos meios de produção) estarem a todo momento buscando a mais valia e os trabalhadores estarem sempre buscando seus direitos e melhores participações no trabalho.
Em suma enquanto houver lutas de classes, haverá espaço para a história de o Serviço Social continuar, enquanto houver a luta pela ascensão e busca pelo capital e/ou acumulo do mesmo, enquanto o capitalismo estiver crescendo haverá lutas de classes para tentar de esta forma sanar / diminuir as desigualdades sociais.
II - Capitalismo Industrial e Polarização Social
O conceito de modo de produção, conforme utilizado por Marx, abrangia tanto a natureza técnica da produção – por ele chamada de estágio de desenvolvimento das forças produtivas – como a maneira pela qual se definia a propriedade dos meios de