atps
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METEDOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL.
PROFESSOR: ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL.
ESLA JERÔNIMO MOURA- 411998
DAIANE SOUSA MATIAS- 418779
ALEXANDRE BRIOZO GOMES- 406658
ITAPIPOCA – CE
SETEMBRO - 2013
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL.
Questão Social no Brasil
De a acordo com o filme tempos modernos no estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.
Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.
Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo estes dois mesmos teóricos, a especialização do trabalho era um pressuposto indispensável. Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada. desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, seqüestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro. Ter como objeto