Estatística
Joice Schmidt
Prof. Juliano Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais – (EMD 2831) – Estatística
14/07/08
RESUMO
Este estudo diz respeito aos indicadores na tomada de decisão e tem o objetivo examinar como os mesmos influenciam no processo de tomada de decisão. Foi elaborado e escrito através de pesquisas de sites da Internet. Conclui-se que os indicadores são essenciais para os processos decisórios.
Palavra-chave: Indicadores; Decisão; Estratégias;
1 INTRODUÇÃO
Neste estudo, visou-se examinar os indicadores no processo de tomada de decisão. Realizou-se pesquisas em sites da internet .
Com o atual mercado competitivo faz-se necessário o gestor adotar medidas estratégicas para auxilia-lo em suas decisões. Há vários tipos de indicadores, abordou-se os indicadores de um modo geral, como influenciam na tomada de decisão na gestão das empresas.
Segundo Brenner (2008) “os indicadores não são apenas números, mas refletem a realidade. Eles podem, e devem, ser utilizados para a tomada de decisão e formulação de políticas públicas”.
2 A ESTATÍSTICA
Segundo Vendramini (2001): Em geral, as pessoas referem-se ao termo Estatística apenas no sentido da organização e descrição dos dados, sem considerar o aspecto essencial que é o de proporcionar inferências que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente.
No planejamento, ela auxilia: na escolha das situações experimentais, na análise dos dados indica técnicas para resumir, apresentar as informações e comparar as situações experimentais.
O objetivo da estatística é a produção da mais exata informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
2 INDICADORES
É relação matemática que mede numericamente atributos de um processo ou de seus resultados, com o objetivo de comparar esta medida com metas numéricas