O poder do mito
Os Mitos permeiam a história da humanidade e estão intrinsecamente ligados ao inconsciente coletivo dos homens. Eles são uma maneira poética e metafórica que o homem encontrou para falar daquilo que lhe é mais natural, mas não menos misterioso.
Mitos falam sobre amor, ódio, compaixão, vingança; falam das águas, dos animais, da música, do ventre. Falam daquilo que nos torna humanos e da nossa relação com o mundo que nos cerca.
Joseph Campbell foi um homem apaixonado por mitos e dedicou sua vida a estudá-los e passar adiante seu conhecimento. Pesquisador incansável, foi professor, escreveu diversos livros e artigos, concedendo inúmeras entrevistas. Uma dessas entrevistas e coincidentemente, uma das últimas de sua vida, foi concedida ao jornalista Bill Moyers e foi transformada no famoso livro "O Poder do Mito", publicado em 1987.
Esse livro traz uma brilhante combinação de sabedoria e humor, onde trata de modo original questões como o casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual, entre outros temas ainda tão significativos e presentes na vida dos homens de hoje.
O presente trabalho aborda o capítulo V do livro, intitulado "A Saga do Herói", e pretende definir a figura do herói mitológico, expressar sua importância e demonstrar como essa figura ainda é presente na sociedade atual. Explora nossa relação com o heroísmo, como parte integrante de todas as culturas e nos desafia a ver uma jornada heróica em nossas vidas.
Capítulo V – A Saga do Herói
A figura do Herói:
Herói é alguém que deu a própria vida por algo maior que ele mesmo, que descobriu ou realizou alguma coisa além do nível normal de realizações ou de experiência. O Herói pode realizar dois tipos de proeza; a proeza física onde é praticado um ato de coragem, como por exemplo, ele se envolver em uma batalha, ou salvar a vida de alguém. E a proeza espiritual, na qual o herói aprende a lidar com o nível superior da vida espiritual humana e retorna com uma