O poder do cerebro
1) Qual a importância do cérebro para os seres vivos?
É o principal órgão do sistema nervoso central e o centro de controlo de muitas atividades voluntárias e involuntárias do nosso corpo. Ele também é responsável pelas ações complexas como pensamento, memória, emoção e linguagem.
2) As pessoas conseguem determinar alguma diferença física entre o cérebro de um cientista famoso, como Albert Einstein e o de uma pessoa normal? Qual a sua conclusão desse fato?
Indivíduos com elevada eficiência neural têm um QI mais alto. Mas as conexões cerebrais que conferem muita inteligência para as pessoas têm um custo mais alto para o corpo, com mais gasto de energia. Assim como acontece com outras pessoas que possuem QI alto, o cérebro de Einstein provavelmente fazia conexões de grande alcance entre regiões cerebrais diferentes. No entanto, esses saltos entre grandes distâncias anatômicas necessitam de uma enorme quantidade de energia, e por isso o cérebro de uma pessoa comum simplesmente não pode construir esses caminhos. A média do cérebro humano representa um tipo de troca que equilibra a maximização da eficiência com a minimização de custos para o corpo. É, pelo visto não adiantam centenas de livros, cursos e faculdades. Só temos que aceitar que, infelizmente, nem todos podem ser como Einstein.
3) Qual o papel da evolução do cérebro na constituição do ser humano?
No homem os genes delegaram ao cérebro a capacidade de interagir com o ambiente e modificá-lo através da cultura, que por sua vez, evolui muito mais rapidamente que os próprios genes.
4)Qual a importância da linguagem para o ser humano?
A linguagem teve um papel fundamental na vida evolutiva do ser humano. Diferentemente dos outros animais, o homem tem a capacidade de realizar uma comunicação bastante complexa (através da linguagem) dessa forma pode transmitir com eficácia os conhecimentos adquiridos ao longo da sua evolução. Assim, o ser humano pode ao longo