A revolução do cérebro
O cérebro é capaz de quase qualquer coisa. Ele consegue parar o tempo, ficar vários dias numa boa sem dormir, ler pensamentos, mover objetos a distancia e reconstruir de acordo com a necessidade.
Os pesquisadores estão encontrando maneiras de realizas coisas que antes pareciam impossíveis. O resultado é uma revolução,capaz de mudar como entendemos o cérebro e também a imagem que fazemos do mundo , da realidade e de quem somos.
Super poder – Mudar a própria forma
Os dedos da mão esquerda de um violinista fazem todo tipo de movimentos. Já os da mão direita só fazem um: segurar o arco. Todas essas ações são coordenadas pelo córtex motor e assim o cérebro se adapta ao estilo de vida do seu dono.
Em pessoas que perdem um braço, a área que recebia sensações desse membro se liga a outras partes do corpo, por exemplo, o rosto, O que causa dores fantasmas, um toque na bochecha significa uma lesão no braço que já não possui.
Há 20 anos a trás pensava – se que o cérebro era um computador, hoje sabemos que não, o cérebro possui habilidades para aprender a caminhar, falar, mover partes do corpo, etc. Com isso enterrou a idéia de que usamos apenas 10 % do nosso cérebro, pois todo o cérebro trabalha constantemente. O que complica a vida de pesquisadores é que cada cérebro é diferente e a aparência de neurônios não é fiel do que acontece em sua cabeça.
Super poder – Regenerar suas partes.
Em 1998 cientistas provaram que o cérebro produz sim, novas celulares ao longo da vida num processo batizado de neurogenese. Dês de então saber como surgem novos neurônios é um desafio para os cientistas, O que pode se descoberto ser útil para curar doenças como Alzheimer ,retardar envelhecimento e garantir uma qualidade de vida melhor para as pessoas.
Ainda estamos distantes deste sonho, mais o caminho já esta traçado.
Super poder – Mover objetos
Estudos a partir de experiências com animais e pacientes que sofreram paralisia mostram que os mesmos são