Meio tecnico cientifico informacional
LUCAS BRASIL DE OLIVEIRA
ALESSANDRO GABRIEL
EDUARDO AMORIM SIQUEIRA
3D - MANHÃ
MEIO TÉCNICO CIENTIFICO INFORMACIONAL
INTRODUÇÃO: Mariana
A fase atual da história da humanidade, marcada pelo que se denomina revolução científico técnica, é frequentemente chamada de período técnico-científico. Em fases anteriores, as atividades humanas dependeram da técnica e da ciência. Nesta nova fase histórica, o mundo está marcado por novos signos, como: a multicionalização das firmas e a internacionalização da produção e do produto; a generalização do fenômeno crédito, que reforça as características da economização da vida social; os novos papéis do Estado em uma sociedade e uma economia mundializadas, o frenesi de uma circulação tornada fator essencial da acumulação; a grande revolução da informação, que liga instantaneamente os lugares, graças aos processos da informática.
1.0 MEIO TECNICO CIENTIFICO INFORMACIONAL Brasil
O meio técnico científico informacional começou, aproximadamente, logo após a Segunda Guerra Mundial, porém, só teve sua real afirmação de “meio técnico cientifico informacional” em 1970, quando a técnica e a ciência se juntam a ponto de alguns autores adotarem o termo “tecnociência”, para enfatizar a inseparabilidade atual dos dois conceitos e das duas práticas.
Nesta nova etapa, foi necessária a inserção de novas tecnologias e de informação, estas que estão fortemente ligadas à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, entre muitos outros.
Essa revolução é um dos principais combustíveis para o desenvolvimento do capitalismo moderno e especialmente do processo de globalização que visa uma flexibilidade de informações, além de um acelerado dinamismo no fluxo de capitais e mercadorias. Diante dessa afirmativa, veja a seguir alguns itens indispensáveis na economia contemporânea:
Tecnologias ligadas às telecomunicações: