Conceitos de linguagem
Pertence a um grupo de pessoas, “idioma”.
CONCEITO DE LINGUAGEM
Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.
Agrupam-se em dois blocos as linguagens que o ser humano criou:
• Linguagem verbal – aquela que utiliza palavras;
• Linguagem não-verbal – aquela que utiliza outros signos que não são palavras.
Algumas das características fundamentais da linguagem, são as que se apresentam de seguida:
• . Transmissível e traduzível noutra linguagem: uma linguagem caracteriza-se pela possibilidade de se transformar noutra e de permitir a comunicação entre diferentes pessoas que de outra forma não se poderiam entender.
• . Fenómeno social: a linguagem é um fenómeno social na medida em que exprime a relação que uma sociedade estabelece com o mundo circundante e a civilização dessa sociedade; a linguagem é prévia ao indivíduo e impõe-se a ele próprio. Esta dimensão social não impede, contudo, que a linguagem seja um meio de expressão do pensamento individual na medida em que o indivíduo pode rearranjar, recompor, recriar vocábulos, atribuir-lhe novos significados.
• . Organização racional: a linguagem é uma organização racional na medida em que possui um conjunto de regras, isto é, com uma determinada sintaxe. São estas regras que, em resultado de um longo esforço de racionalização, estabelecem as formas de combinar significativamente os símbolos.
• . Possibilidade de dar sentido: uma outra importante característica da linguagem é a possibilidade que esta dá de dar sentido/significado às experiências, noções e pensamentos de cada um.
FALA
É a peculiaridade expressiva própria de uma região e que pode não apresentar o grau de coerência.
DISCURSO
É a língua executada individualmente.
VARIAÇÃO LINGUISTICA
Em um único sistema linguístico, pode-se encontrar variações, no que se refere ao modo como é utilizado