Resumo do filme o poder do cérebro
O filme “BBC - O Corpo Humano - O Poder do Cérebro” apresenta o cérebro como um órgão considerado misterioso, o órgão que rege nosso comportamento, e que nos dar flexibilidade, e capacidade de explorar tudo ao nosso redor. O cérebro é o objeto mais complexo que se tem conhecimento, “um milagre da evolução”.
Os cientistas afirmam que o cérebro de formato enrugado e de aparência horripilante, consume cerca de 1/5 dos alimentos ingeridos por ser o maior consumidor da energia que alimenta o corpo humano. Ele é que faz de nós o que somos.
Durante séculos o homem tem lutado para pesquisar o cérebro humano, pela grande importância que ele exerce em nosso corpo. Desde sec. 4 a/c, o filósofo Aristóteles se interessou com o funcionamento do corpo humano. Algumas de suas suposições se citadas hoje pode ser motivo de risos, ele pensava que o cérebro ajudava a regular a temperatura do corpo, o líquido que escorria do nariz vazava do cérebro e servia para refrigerar o corpo, o coração concluía: por bater mais rápido quando nos emocionamos é o responsável pelos sentimentos e ideias.
Hoje em dia os cientistas já avançaram muito no conhecimento do cérebro embora ainda veem, que há muito a descobrir nesta “maquina fantástica”. Os aparelhos modernos já permitem ver dentro do cérebro, e constatam que na verdade o cérebro é responsável por nossos pensamentos. O mapeamento do cérebro tornou possível se estudar cada parte dele e suas respectivas funções. Isto veio facilitar muitas conclusões sobre nosso comportamento.
O cérebro conduz os pensamentos por de impulsos elétricos através de uma complexa rede de aproximadamente 100 bilhões de neurônios conectados entre si. Estes impulsos elétricos vão sendo propagados através desta rede a 400 km/h de neurônio a neurônio até chegar no objetivo. Importante citar que os neurônios não estão diretamente ligados existe fendas entre eles onde acontecem as sinapses através da liberação de