Rezenha
Os tópicos do filme Quem somos nós? apresentam a neurologia, mecânica quântica, antropologia, epistemologia, ontologia, metafísica e espiritualidade.
O filme tem como objetivo fazer uma junção entre física quântica, espiritualidade, e a construção da realidade pelo pensamento.
A ênfase do filme está na tese de que o pensamento humano é um fenômeno de natureza quântica. A junção da física quântica à consciência.
Talvez o objetivo do filme e trazer ao telespectador uma discussão acerca da física quântica e de suas possíveis relações com a realidade, tendo em vista que um termo desconhecido.
Vale ressaltar que a física quântica é uma expressão bem pouco conhecida a “física quântica” foi usada pela primeira vez em Universe in Light of Modern Physics (O Universo à Luz da Física Moderna), de Max Planck, em 1931.
”A Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor. Em outras palavras, pense o seguinte: tudo o que é maior do que um átomo está sujeito a leis da física que chamamos de “física clássica”. Por exemplo, elas sofrem a atração da gravidade, as leis da inércia, ação e reação, e por aí vai. Mas quando analisamos tamanhos menores que um átomo, tudo muda e as regras da física clássica já não valem mais. Foi preciso então admitir que era necessário outras leis para lidar com essa realidade, e também uma física totalmente nova, que ficou conhecida como Física Quântica”.
O filme apresenta também uma coadjuvante vivendo inúmeros conflitos, principalmente a de se relacionar, no transcorrer do filme, a personagem passa por inúmeras transformações, na maneira de refletir e agir.
Outro episódio que o filme nos faz refletir é que para poder ver com os olhos, precisamos conhecer primeiro, sobre isso o autor faz o questionamento, “aquilo que vemos é o que realmente acontece ou aquilo que nosso cérebro imagina é que é realidade?”