o planeta eu conversando sobre sexo
Vygotsky, (Oliveira, 1993), dedicou boa parte de sua vida aos estudos de psicologia infantil, atuou também na área de Pedologia ( ciência que integra características da biologia, psicologia e antropologia. Tem cerca de 200 obras escritas abordando temas como a Neuropsicologia, deficiência, linguagem, educação, questões teóricas e metodológica relativa às ciências humanas, etc. Faziam parte de suas idéias centrais três pilares básicos de pensamentos: a) funções psicológicas com suporte biológico – produtos da atividade cerebral; b) funcionamento psicológico – relações sociais e com o mundo num processo histórico ; c) relação de homem com o mundo – mediado por sistemas simbólicos.
Os objetivos gerais deste trabalho são:
-Completar a carga horária da disciplina.
- Compor 20% da nota do bimestre.
- Apresentar uma discussão dos aspectos trabalhados em sala de aula.
Já como objetivo específicos este trabalho apresenta a identificação dos principais pressupostos teóricos de Vygotsky (Oliveira, 1993) na narrativa do livro “Planeta Eu: conversando sobre sexo” (lacocca&lacocca, 2008).
Como um primeiro pressuposto teórico de Vygotsky (Oliveira, 1993), podemos citar que as funções psicológicas superiores tem um suporte biológico, pois são produtos as atividades cerebral. O cérebro, como órgão material, é a base biológica do funcionamento psicológico toca um dos extremos da Psicologia: o homem, enquanto espécie biológica, possui uma existência material que define limites e possibilidades para o seu desenvolvimento.
Esta idéia se faz presente no livro “Planeta eu: conversando sobre sexo” (lacocca & Lacocca, 2008) nas seguintes frases:
“_ Nossa! Quer dizer que vou ter mais de 400.000 filhos?” (pág.3).
“_ Mãe, é verdade que eu já fui um espermatozóide?” (pág.3).
“_Tomás, daqui a uns dois ou três anos vamos entrar na fase da adolescência, não é? E daí que muita coisa vai mudar na gente.” (pág. 4).