o planeamento familiar
O Planeamento Familiar é o meio de proporcionar informação às pessoas que lhes permita decidir o número de filhos que querem ter e quando os querem ter. Isto implica o acesso a informação sobre métodos de contraceção e serviços de saúde apropriados que permitam a vivência da sexualidade de uma forma saudável, feliz e segura, bem como o planeamento de uma gravidez e parto nas condições mais adequadas.
TopoQuais são os objetivos do Planeamento Familiar?
Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade; Informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva; Reduzir a incidência das infeções sexualmente transmissíveis e as suas consequências, nomeadamente a infertilidade; Reduzir a mortalidade e a morbilidade materna, perinatal e infantil; Permitir que o casal decida quando quer ter filhos, o número de filhos que quer ter e o espaçamento entre eles; Preparar e promover uma maternidade e paternidade responsável; Melhorar a saúde sexual e reprodutiva do casal e o bem-estar da família.
TopoO que é que se faz nas consultas de Planeamento Familiar?
Esclarecem-se dúvidas sobre a forma como o corpo se desenvolve e o modo com funciona em relação à sexualidade e à reprodução tendo em conta a idade da mulher; Informa-se sobre a gravidez; Prestam-se informações. Informa-se sobre anatomia e fisiologia da sexualidade humana e função reprodutiva; Faculta-se informação completa, isenta e com fundamento científico sobre todos os métodos contracetivos; É feito acompanhamento clínico e na escolha do método contracetivo; Fornecem-se, gratuitamente, os métodos contracetivos; Prestam-se esclarecimentos sobre as consequências de uma gravidez não desejada; Presta-se ajuda na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de infeções sexualmente transmissíveis. Efectua-se o rastreio do cancro da mama e do colo do útero; Faz-se o acompanhamento da gravidez e a