Planeamento familiar
O presente trabalho, realizado no âmbito da unidade curricular de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, do terceiro ano, lecionada pela Professora AA, aborda o tema Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento familiar.
Este tema foi-nos proposto pela professora e tem como objetivo definir conceitos tais como: o de saúde sexual e planeamento familiar. Tem ainda como objetivo dar a conhecer a evolução dos conceitos ao longo do tempo relativamente a este tema, e também explorar o assunto “consultas de planeamento familiar” não esquecendo o papel que o enfermeiro tem relativamente as mesmas.
Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa em vários sites, dos quais podemos destacar o site da associação para o planeamento familiar e o Portal da Saúde.
Foram ainda consultados outros documentos tais como os resultantes da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada no Cairo. Foi feita ainda uma pesquisa ao nível da cidade de Bragança relativamente a consultas de planeamento familiar realizadas em centros de saúde, IPB e instituto português da juventude.
Em modo de introdução é importante referir que a definição de Saúde Reprodutiva adotada por instituições de referência como a International Planned Parenthood Federation (IPPF) ou a Organização Mundial de Saúde, é a que resultou da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada no Cairo em 1994. Esta conferência foi um marco que determinou a política global para os serviços implementados atualmente. A CIPD fez uma abordagem mais alargada do que as conferências anteriores, refletindo as ligações entre população e pobreza. O documento resultante foi o Programa de Acção do Cairo, assinado por 179 nações.
3.Definição de saúde sexual e reprodutiva e planeamento familiar
Com base no Programa de Acção da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento do Cairo (1994), definiu-se então Saúde Reprodutiva