Planeamento familiar
PLANEAMENTO FAMILIAR
Introdução
O planeamento familiar é uma forma de assegurar aos cidadãos o acesso à informação sobre os métodos de contraceção eficazes e seguros, uma sexualidade segura e saudável, e uma gravidez e parto nas condições mais adequadas. Este serve também para a ajuda de uma família feliz.
O que é o planeamento familiar?
Como já foi referido, o planeamento familiar foi a forma encontrada para certificar que todas as pessoas têm informação suficiente sobre métodos de contraceção (a sua eficácia e segurança), e uma vida sexual segura e saudável. O planeamento familiar permite também que os casais decidam se e quando querem ter filhos, e como programar a gravidez e o parto nas condições mais adequadas.
O planeamento familiar pode ser por via telefónica ou no centro de saúde.
Dá acesso a um dos métodos contracetivos sem qualquer custo (o preservativo masculino).
O planeamento familiar… Para que serve?
Ajuda os casais a decidir de forma responsável e consciente se e quando querem ter filhos e o número e a ocasião adequada para o fazerem; evita a gravidez indesejada; evita o aborto; ajuda a resolver problemas conjugais; ajuda os casais que têm problemas de infertilidade; tenta alertar o máximo possível para a prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis e ajuda no diagnóstico precoce do cancro da mama e do colo do útero.
Eficácia
Hoje em dia, se abordarmos algum jovem na rua é muito raro que este nunca tenha ouvido falar de algum método contracetivo. O planeamento familiar certifica-se que a maioria dos jovens tenha essa oportunidade, alertando-os nos seus centros de saúde e divulgando os métodos.
Mesmo assim, o elevado número de gravidezes indesejáveis nas adolescentes continua a verificar-se. Tornando-se assim fundamental não só divulga-los, mas mais importante, garantir que estes sejam usados e adequadamente.
Objetivos
o Promover comportamentos saudáveis na sexualidade;
o