O Pequeno Príncipe e Comunicação
O livro conta a história de um aviador que ao sofrer uma pane no motor do avião, desce no deserto do Saara. Sozinho e com pouco suprimento de água, precisa consertar o motor, porém para sua surpresa encontra um garoto, onde a convivência nesses oito dias faz o leitor refletir sobre suas ações.
História
O livro pequeno príncipe é dedicado a Leon Werth, como diz o autor, uma pessoa grande que é capaz de compreender todas as coisas, inclusive história para crianças, e a todas as pessoas grandes que já foram crianças um dia.
A história é narrada na 1ª pessoa, e conta a história de um piloto de avião que aos 6 anos de idade, folheando um livro sobre a floresta virgem viu uma gravura onde a jiboia engolia uma presa, com a informação “ As jiboias engolem, sem mastigar, a presa inteira” Refletindo sobre a informação , ele fez seu desenho número 1, abaixo, cópia fiel do livro.
FIGURA 1
Ao mostrar o desenho para as pessoas grandes, perguntava se o desenho lhes faria medo e a resposta era sempre a mesma: "Por que é que um chapéu faria medo?" Na verdade o desenho era uma jiboia digerindo um elefante, como mostra a figura 2, o interior da jiboia.
FIGURA 2
Ao mostrar seus desenhos a várias pessoas, foi desencorajado e lhe aconselharam a se dedicar a outra profissão, então foi ser piloto de avião, viajando pelo mundo.
Viveu sozinho, sem ter um amigo que realmente pudesse conversar, até o dia que o motor do seu avião sofreu uma pane e que o obrigou a descer no deserto do Saara. Como estava isolado de tudo e todos, ele tinha que se virar e rápido, pois o suprimento da água dava para apenas oito dias.
Na primeira noite adormeceu na areia e ao acordar surpreendeu-se com um pedacinho de gente que dizia: Por favor... Desenha-me um carneiro.
O primeiro dia várias perguntas foram feitas de ambos os lados e assim foram se conhecendo. O principezinho era de um planeta tão pequeno que só caminhava para frente desta forma, ele ficou curioso por