Estudo dos clássicos do Direito
Curso: Direito
Semestre: 1° C
Disciplina: Estudo dos Clássicos I
Aluno(a): Isabelle G. R
Livro: A Luta pelo Direito, Rudolf Von Ihering
1. Para Ihering, a luta é uma dimensão cotidiana e constante na vida de cada indívíduo. Argumente, explicando o que o autor quis dizer com esta afirmação e como isso se processa no dia a dia.
Na concepção de Ihering a luta está diretamente ligado ao direito, pois se uma pessoa não luta pelo direito que foi lesado por outrem ela não é merecedora desse direito. E ao longo da obra Ihering defende que a luta é necessária e deve ser constante pelo simples fato por ter lesado um direito, infringido uma norma e pela honra pessoal. Dessa forma Ihering deixa duas máximas ” A luta pelo Direito é um dever do indivíduo para consigo próprio” e “A busca pelo direito é um dever do indivíduo para com a sociedade”.
2. Tomando o texto do autor por base, construa com suas palavras qual é a finalidade do direito e por quais razões o conflito faz parte da estrutura jurídica, materializada nas relações humanas...
“A paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que serve para o conseguir.” (p.23)
Neste trecho do livro está muito claro o objetivo da nossa luta, que é alcançar a paz e o equilíbrio, ou seja, restaurar o que foi danificado. E também está claro que só conseguiremos chegar até a paz através da luta, pois a luta é o trabalho e é a essência do direito.
3. O autor apresenta duas dimensões de luta em seu trabalho. Identifique estas dimensões e explique por quais motivos foram colocadas nesta obra, considerando o ser humano em ação permanente.
A primeira dimensão é o direito na forma objetiva, que é o conjunto de princípios jurídicos aplicados pelo Estado à ordem legal da vida, ou seja é a lei que te garante um direito ou que proibi que um bem jurídico seja lesado. Já a segunda dimensão é o direito subjetivo, é a transfusão da regra abstrata para o direito concreto da pessoa