Ciencias exatas - Calculo III
Para dois especialistas ouvidos pelo Bradesco Universitários, uma das marcas dos tempos atuais é a substituição do conceito de emprego pelo de trabalho. Isso significa que o velho emprego de carteira assinada pode estar rareando, mas que existem grandes oportunidades para quem tiver capacidade de empreendedorismo e autonomia, independentemente de sua área de atuação.
"A relação de trabalho está mudando. Antes, todos eram empregados. Hoje, grande parte é prestador de serviços. As empresas modernas cobram por metas e não pelo cumprimento de horário. Estamos na era do serviço, da informação e do conhecimento", afirma Dino Mocsányi, consultor de grandes empresas.
Outro entendedor do assunto é o jornalista Marco Roza, autor do livro "Procurar emprego nunca mais", publicado pela W11 Editores. "Quando se procura trabalho, se busca apresentar respostas baseadas na sua expertise, iniciativa e capacidade de assumir riscos ao apresentar uma solução. Ao procurar emprego, sua expertise é posta às ordens, comando e iniciativa de terceiros e exige a contrapartida de um salário vinculado a uma carteira de trabalho", explica.
Mas, onde procurar trabalho?
Roza acredita que os campos mais favoráveis são aqueles que "combinem a busca do bem-estar com o potencial criado pelos consumidores populares, ou seja, homens e mulheres que, desde o Plano Real em 1994, se aproveitaram da moeda estável e entraram no mercado (...). Trata-se de um mercado em busca de conforto, reconhecimento,