o pequeno nicolau
O pequeno Nicolau O filme tem início na sala de aula, em que as crianças precisam desenvolver uma redação sobre o tema: “O que você quer ser quando crescer?”, o que leva o Nicolau (protagonista e narrador da história) a refletir sobre sua vida, apresentando cada um dos seus amiguinhos da escola, contando suas histórias de vida e suas percepções sobre ela. Muitos dos seus colegas já sabem o que querem ser quando crescer, inspirados em ações do seu cotidiano e até mesmo em seus pais que para eles são como heróis.
A história se desenvolve, quando um dos coleguinhas de Nicolau adota um comportamento diferente em relação aos outros por ter recebido a notícia que teria um irmãozinho, e relata que esta descoberta fez com que as atitudes de seus pais também mudassem. Seu pai agora fazia mais mimos a sua mãe como “levar o lixo para fora” o que, antes, não era feito. A partir destes relatos, Nicolau e seus amigos entendem que essa mudança de comportamento por parte de seus pais indica a chegada de um irmãozinho e com isso o seu abandono.
Ao escutar uma conversa entre seus pais, Nicolau começa a achar que sua mãe está grávida por seu “suposto” irmãozinho. Com medo de perder a atenção dos seus pais e deixar de ser o filho único, Nicolau e seus amigos realizam diversas e atrapalhadas estratégias de impedir a chegada do novo membro da família.
Por fim, Nicolau percebe o lado bom de ter um irmãozinho. Descobre que iriam poder aprender e compartilhar tudo juntos. Porém descobre que tudo não passou de um mal entendido e que sua mãe, de fato, não estava grávida. Nicolau ficou muito decepcionado e indagou a seus pais o porquê dele não ter um irmãozinho. Pensando nele, a mãe do Nicolau engravidou.
Com isso, Nicolau passou a esperar, ansiosamente, a chegada de seu irmãozinho e imaginar como seria brincar com ele, ensiná-lo a jogar bola e poder cuidá-lo, já que era o irmão mais velho. No fim, ele descobriu que seu irmãozinho era uma menina e ficou muito triste,