REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CCI010 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO
Aluno: MARCOS VINNÍCIUS FERNANDES SANDIN
Matrícula: 201024085
JUNHO/2013
Reação álcali-agregado
A reação álcali-agregado (RAA) é um fenômeno que ocorre internamente em uma estrutura de concreto endurecido e que acontece por causa da combinação de 3 agentes: álcalis do cimento, agregado reativo ou potencialmente reativo e a presença constante de umidade. Essa reação leva a formação de produtos que são capazes de expandir, gerando fissurações e deslocamentos, que comprometem as estruturas de concreto (perda de resistência, elasticidade e durabilidade). Afetando desta maneira muitas obras, principalmente as que possuem grande volume de concreto, tais como barragens, blocos de fundação, pavimentação de estradas, aeroportos, cais e pontes. A denominação “reação álcali-agregado” (RAA) , vem de uma reação deletéria que ocorre entre os constituintes do concreto, a sílica do agregado e os álcalis do cimento.
Os três tipos de reação álcali-agregado, são classificadas em reação álcali-sílica, reação álcali-silicato e reação álcali-carbonato. Para conseguir descobrir qual o tipo de reação que afetou a estrutura, é necessário conhecer as características dos agregados, suas propriedades químicas e físicas.
A reação álcali-sílica é o tipo de reação álcali-agregado em que participam a sílica reativa dos agregados e os álcalis, na presença do Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio) originado pela hidratação do cimento, formando um gel expansivo (NBR 15577-1). Nesta reação a sílica ativa é envolvida pelo hidróxido de cálcio dissolvido a partir dos álcalis dos cimentos Portland, atacando os pontos mais fracos, poros ou superfície dos agregados.
A reação álcali-silicato é um tipo específico de reação álcali-sílica, em que participam os álcalis e alguns tipos de silicatos