O PEDAGOGO FRENTE EDUCA O 1
Claudia Terezinha Richter Ribeiro
Siliane Fátima Marchetto
Tutor Externo: Natacha Roberta Barbosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia ( PED 1298) – Seminário Interdisciplinar I
08/06/2015
RESUMO
Esse artigo tem como objetivo a leitura e a interpretação de diferentes autores, importantes no cenário da educação. Dessa maneira as crianças e os jovens não devem ter “aulas” de educação moral, mas vivenciar a moralidade em todos os aspectos e ambientes presentes na escola. A pedagogia também exerce um importante papel na educação, onde o pedagogo deve estar integrado com o conhecimento, passando confiança e credibilidade, utilizando meios de linguagem, de fácil compreensão para o entendimento do educando. Ressalta também a importância do processo de formação continuada dos profissionais o que demonstra uma preocupação com a promoção da universalização da educação e com a qualidade do processo educacional.
Palavras-chave: Ética; Educação Moral; Pedagogo.
1
INTRODUÇÃO
O objeto principal desse artigo é analisar as obras de três autores que falam da educação no sentido moral e ético. Salientamos que na prática educacional estamos em constante aprendizagem. O Pedagogo deve ter humildade para aprender, ter compreensão para escutar e ter carinho para doar amor. Devemos ter autoridade para se fazer respeitar a democracia e é um estimulo que deve ser aperfeiçoado todos os dias. Fazer o que se gosta e batalhar pelo que quer. Defender pelo que ou quem necessita.
Os livros vem nos mostrar a importância do pedagogo frente às escolas, facilitar para a construção dessa autonomia. Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação, portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da
Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso.
As