O Patrimônio Cultural de Ouro Preto sob a ótica dos estudantes de turismo da disciplina de Estágio Supervisionado
Kate Alves Filgueiras
Maria Raquel Pedrosa
Pedro Henrique
Viviane Fontelles
Resumo
O presente trabalho vai apresentar a relação do patrimônio cultural da cidade de Ouro Preto com os estudantes de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto que na busca por estágio para cumprir a carga horária exigida procuram os diversos museus e igrejas da cidade a fim de estagiarem no atendimento direto ao visitante. Também será apresentado definições de patrimônio cultural assim como a relação da cidade de Ouro Preto com seu patrimônio. Trataremos a relação do estágio entre os estudantes, suas facilidades e seus desafios. E finalmente faremos uma breve descrição do patrimônio da cidade, listando suas principais e mais imponentes obras.
Palavras chave
Patrimônio, estágio, Ouro Preto.
INTRODUÇÃO
O presente artigo visa esclarecer e buscar informações pertinentes à área de estágio supervisionado para conhecimento dos alunos e da própria Universidade Federal de Ouro Preto, a fim de levantar dados propícios a oferecerem estágio aos alunos do curso de Turismo da Universidade.
Este artigo tem como tema o Patrimônio Histórico Cultural de Ouro Preto, cidade considerada Patrimônio da Humanidade desde os anos 80.
Ouro Preto em conjunto com seu Patrimônio remete à memória, por ser uma cidade preservada geração após geração. O Turismólogo por sua vez deve estar inserido neste contexto, pois lidar com patrimônio histórico cultural tem por base o pertencimento, o profissional de turismo que aborda o assunto necessariamente precisa conhecê-lo e sentir-se parte dele.
Patrimônio Histórico Cultural
No “decreto de Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que entre outras medidas institui o instrumento do tombamento, define em seu artigo 1º o conceito de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens