Amanda
CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR
GOVERNANÇA CORPORATIVA Fundamentos da Administração
SÃO PAULO
2014
A governança corporativa não é apenas o sistema que permite aos acionistas controladores a administração estratégica da companhia e o controle dos executivos da empresa, mas é também a prática da administração das relações entre os acionistas, majoritário e minotirários, credores, executivos ou administradores, e demais interessados (steakholders).
Para as empresas continuarem crescendo, elas necessitam de um constante fluxo de investimentos em tecnologia, marketing, e desenvolvimento de produtos e pesquisa, que originem ganhos de escala, tarnando-se algo imprescindível para a sobrevivência e crescimento da participação da empresa no mercado global.
Ao administrador interessa uma companhia forte e crescente, que tenha condições para sobreviver e assegurar seu emprego e poder. Ao acionista interessa maximizar seu investimento conseguindo sempre os melhores retornos para suas aplicações, o que não pode ampliar os negócios da empresa, mas, ao contrário, usufruir de seus recursos na forma de dividendos ou mesmo vendendo a empresa e aplicando em outro investimento.
O conselho de administração, que é o fórum onde se encontram em discussão os conflitos e relações da empresa, atua como interface entre os acionistas, os administradores, os steakholders, os conselhos fiscais, os credores, os auditores e a sociedade de uma forma mais ampla. Ao relacionamento estabelecido entre esses agentes e as práticas que permitem a condução da corporação ao encontro de seus objetivos dá-se o nome de governança corporativa.
Princípios Básicos:
Transparência - Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de