O partidos políticos
A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores, política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo , direito público (como o direito constitucional) e outros.
A ciência política emprega diversos tipos de metodologia. As abordagens da disciplina incluem a filosofia política clássica, interpretacionismo, estruturalismo, behaviorismo, racionalismo, realismo, pluralismo e institucionalismo. Na qualidade de uma das ciências sociais, a ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos).
OS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE EM CIÊNCIA POLÍTICA
A delimitação do domínio da Ciência Política coloca o seguinte problema sobre os métodos de investigação: tem a Ciência Política métodos próprios, diferentes dos das outras ciências sociais, ou limita-se a tomar emprestadas as perspectivas e as técnicas por estas utilizadas?
A este respeito não existe unanimidade de pontos de vista. Uns advogam que a Ciência Política utiliza exclusivamente os métodos das outras ciências sociais; outros, porém, defendem que nada obsta a que os politicólogos desenvolvam métodos próprios, para uma análise aprofundada do seu objecto de investigação. Entre os primeiros, encontram-se, por exemplo, Marcel Prélot (1974), que entende que o politicólogo «não terá de recorrer a outros métodos senão aos comummente utilizados pelas Ciências Sociais»; e Grawitz (1964), que opina que «a