o partido do manifesto comunista capitulo 1
O espectro do comunismo ronda a Europa, em 1848. E uma união se forma para combatê-lo, formada pelas potencias da velha Europa, o papa, o azar, radicais da França, policias da Alemanha, etc.
O comunismo já ganha força pela Europa. Era necessário expô-lo sob a forma de um manifesto do proprio partido , comunista ante o espectro disseminado por seus opositores.
Com esta finalidade, em Londres, redigiu-se o manifesto, após reunião de seus membros, de varias nacionalidades.
Capitulo 1
Burgueses e proletários
A historia de todas as sociedades caracterizadas pelas classes. Luta entre opressores e oprimidos, ora de caráter França ora disfarçado, mas ininterrupto. Uma guerra em que terminaria sempre em transformação revolucionaria sociedade inteira ou em sua destruição completa.
A sociedade moderna, resultante das ruinas da sociedade feudal, manteve essa luta de classes. Vieram novas classes e condições de opressão, novas formas de luta.
À época do Manifesto Comunista, a burguesia simplificou a luta de classes, estabeleceu 2 grandes categorias diametralmente opostas, a própria burguesia e o proletariado.
Dos servos da idade media surgiram os Burgueses livres das primeiras cidades, e destas, os primeiros elementos da Burguesia.
A antiga organização feudal da indústria, comporaçoes fechadas, não eram compatível com a abertura de novos mercados. A manufatura a substituiu. O vapos e a monarquia revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a manufatura em função da ampliação crescente dos mercados. Surge assim os burgueses modernos.
A grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da America, acelerado muito o desenvolvimento do comercio, da navegação e dos meio de comunicação por terra. Isso refletiu na indústria, gerando o crescimento da Burguesia e multiplicando seus capitais. As classes legadas da idade media ficou em segundo plano.
A burguesia moderna e produto de um grande processo de desenvolvimento e uma