TMM Protocolo Ensaio Tra o
1. Título
Ensaio de tração em corpos de prova metálicos e plásticos.
2. Objetivos
Avaliar propriedades mecânicas de materiais metálicos ou ainda plásticos, como: limite de resistência à tração, limite de escoamento e módulo de elasticidade, dessa forma permitindo ao corpo discente das engenharias um maior conhecimento sobre propriedades e características desses materiais.
3. Fundamentação Teórica
O ensaio de tração consiste em submeter o corpo de prova de dimensões específicas a uma carga uniaxial crescente até a ruptura (ensaio destrutivo). O comportamento do corpo de prova é avaliado através do registro da deformação de acordo com a carga aplicada, gerando uma curva de tração (σ) x deformação (ϵ), em que a tração e a deformação podem ser determinadas através das seguintes formulas:
;
Onde: σ - Tensão,
F - Carga aplicada,
Ao - Área da seção do corpo de prova
E - Módulo de elasticidade, ϵ - Deformação,
Li - Comprimento instantâneo,
Lo - Comprimento original do corpo de prova
ΔL - Deformação do corpo de prova. Através do ensaio de σ x ϵ é possível determinar várias propriedades dos materiais como:
Limite de proporcionalidade;
Limite de escoamento;
Modulo de elasticidade;
Ductilidade;
Limite de resistência a tração;
Resiliência;
Por essa razão é o ensaio mais amplamente empregado. As normas que estabelecem os parâmetros a serem seguidos nos ensaios são ASTM E8 / E8M - 13ª Standard Test Methods for Tension Testing of Metallic Materials e ABNT NBR ISO 6892-1:2013 Materiais metálicos — Ensaio de Tração
4. Materiais necessários
Corpo de prova: dimensões Lo = 30 mm, Lo = 44 mm, ØO = 6 mm (aço 1020, latão, alumínio e poliacetal), ØO = 5 mm (aço 1045), CABEÇAS = 10mm rosca M10;
Paquímetro com resolução de 0,05 mm para as medidas das anterior e posterior a deformação;
Equipamento de ensaio: Universal de Teste;
Extensômetro acoplado ao Universal Teste;
Computador ligado ao Universal Teste para plotagem de